terça-feira, 25 de agosto de 2015

Flores Comestíveis Saiba Quais São

Flores comestíveis são usadas na culinária para uma grande variedade de propósitos. Para cozinhar, para servir de moldes para doces, saladas, decorações ou até para o prato principal. Descubra quais flores são seguras para o consumo humano e conheça algumas idéias para o seu uso.

As pétalas de rosa há muito que são usadas em infusões e conservas. Agora são ingredientes de eleição para sobremesas e conferem um sabor suave e muito agradável a pratos fritos, como a tempura de pétalas de rosas, uma entrada deliciosa e rica em vitaminas. 


A capuchinha, ou flor de nastúrcio, muito decorativa, de gosto levemente picante e rica em vitamina c, combina na perfeição com saladas. Nativa do peru, foi introduzida na europa no final do século xvi e hoje é cultivada em todo o mundo.

Já na Idade média, a calêndula, originária do centro e sul da europa e da ásia, era cultivada nas hortas, desidratada e utilizada como corante em caldos, queijos amarelos, manteiga e bolos. As suas pétalas são utilizadas frescas em saladas, em crepes ou no arroz, em substituição do açafrão.

Nativo da europa e ásia ocidental, o amor-perfeito contagiou o mundo inteiro. Além de lhe serem atribuídas propriedades diuréticas, é muito requisitado para saladas e sobremesas.

A flor de borago, oriunda do norte de áfrica, é secularmente conhecida por possuir efeitos benéficos sobre o corpo e a mente. Deve ser sempre utilizada fresca, uma vez que perde as suas propriedades depois de seca, e marca presença frequente em saladas ou em bolos e sobremesas.

A begônia, a tulipa, a alfazema e o gerânio são também contempladas nesta seleção, e as suas utilizações variam consoante a imaginação e a experiência dos cozinheiros, tendo sempre em conta as suas características – no fundo, tal como se utiliza qualquer outro ingrediente em culinária.





4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.