quarta-feira, 3 de junho de 2015
Bolo Arco-Íris
Bolo Arco-Íris
Bolo:
3 xícaras de chá de farinha de trigo
2 colheres de sopa de fermento em pó
½ colher de chá de sal fino
230g de manteiga
2 xícaras de chá de açúcar
2 colheres de chá de essência de baunilha
1 1/2 xícara de chá de leite meio-gordo
5 ovos
Corantes Alimentares Vermelho, Laranja, Verde, Amarelo, Azul e Lilás a Gosto
Recheio Creme De Manteiga:
9 claras de ovo
1 ½ xícara de chá de açúcar
1 pitada de sal
450g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
2 colheres de sopa de sumo de limão
Cobertura:
250ml de natas
50g de açúcar em pó
1 saqueta de chatifix
Outros Ingredientes:
Confetis Multicolores
Pepitas Multicolores
Bolo: Ligar o forno a 175ºC (ventilado). Untar e enfarinhar uma ou várias fôrmas, de preferência de silicone, com 23cm de diâmetro. Peneirar a farinha, juntamente com o fermento em pó e o sal. Bater o açúcar com a manteiga até obter um creme. Colocar os ovos, um a um, e bater entre cada adição. Adicionar a essência de baunilha e misturar até obter uma massa homogénea. Em seguida, adicionar de forma alternada o leite morno e a mistura da farinha com o fermento e o sal. Bater entre cada adição até a massa ficar uniforme. Dividir a massa em 6 ou 7 tigelas iguais, consoante o numero de camadas que se pretende obter. Adicionar uma colher de chá de corante em gel, até obter a cor desejada. Pode comprar todas as cores dos corantes, ou apenas as básicas e obter as cores desejadas pela misturas dos géis. Colocar uma massa de cada vez nas fôrmas e levar ao forno durante 15 minutos. Quando estiverem cozidas, retirar da fôrma e colocar sobre uma folha de papel-vegetal e deixar esfriar. Assim que estejam mornos, envolver os bolos na sua folha de papel-vegetal e deixar assim até à hora de enformar.
Recheio: Numa tigela refratária grande e limpa misturar as claras de ovo e o açúcar. Numa caçarola, levar a tigela a banho-maria, durante cerca de 2 minutos. Mexer sempre até o açúcar se desfazer completamente e a mistura ficar demasiado quente ao toque. Retirar a tigela da caçarola e adicionar a pitada de sal. Bater as claras em castelo até ficarem fofas e firmes, durante cerca de 6 minutos. Adicionar aos poucos a manteiga e bater bem antes de cada nova adição. Depois de adicionar a manteiga, se o creme lhe parecer muito solto ou líquido, continuar a bater até ficar macio e cremoso. Juntar o sumo de limão e bater até obter um creme homogéneo. Usar de imediato.
Cobertura: Bater as natas durante 1 minuto. Juntar a saqueta de chantifix com o açúcar em pó e adicionar às natas. Continuar a bater até obter a consistência desejada. Levar ao frio até se utilizar.
Montagem Do Bolo: A ordem de colocação das massas deve ser (roxo, azul, anil, verde, laranja, amarelo e vermelho). Num prato de servir, colocar a primeira camada de bolo, depois com uma espátula fazer uma camada de recheio (aproximadamente 3 colheres de sopa de creme). Repetir o processo até esgotar as camadas de massa. Barrar todo o bolo como o resto do preparado do recheio e levar ao frio durante 1 hora. Retirar o bolo do frio e decorar com as natas batidas. Levar novamente ao frio até à hora de servir. Decorar com pepitas e confetis da Vahiné a gosto só no momento de levar o bolo à mesa.
Rendimentos: 20 a 25 Porções
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.