Obs: A mesa de natal espelha o estado de espírito da família, que, com alegria, se junta para festejar o natal. A magia e o refinamento são as constantes da mesa de natal. Se você já pensou no que vai preparar para a ceia, deixe-se inspirar por nossas ideias e dicas. Aprenda a aparelhar e decorar a mesa para a ceia seguindo regras simples da arte do mis-en-place e com um pouco de imaginação e alguns bons conselhos sua mesa de natal estará perfeita.
Conselhos Para a Decoração: No tocante à decoração, não se disperse, pense bem no tema que você quer dar à sua mesa: tradicional, branco, dourado, prateado ou metalizado. Uma vez que você tenha feito a escolha, respeite do início da preparação ao seu fim o estilo escolhido.
Toalha: Prefira uma toalha branca, simples, mas de boa qualidade. Os tecidos impermeáveis são os melhores, pois mantêm a mesa com um aspecto de limpa mesmo se alguém deixa derramar algo. Evite tecidos com motivos muito coloridos, pois podem acabar se tornando desconfortáveis para a visão. No mais, ao escolher uma toalha branca, você tem mais liberdade em decorá-la com outros objetos, como, por exemplo, guardanapos prateados ou dourados para cada comensal ou com um caminho de mesa decorado da forma que mais agradar. Guirlandas e bolas de natal, sobretudo se decoradas à mão, são muito bem-vindas à mesa. Se a toalha for de algodão, não se esqueça de passá-la a ferro antes de estendê-la sobre a mesa. O efeito visual será completamente diferente.
Centro Da Mesa: Classicamente, o centro da mesa é decorado com pequenos castiçais e velas. Se seu estilo é mais artesanal, divirta-se decorando seu centro de mesa com guirlandas douradas ou prateadas e use castiçais grandes e altos. O efeito cênico será belíssimo.
Taças: Evite taças e copos muito altos para permitir que os convidados conversem entre si sem se sentirem incomodados com o comprimento das peças.
A Arte De Aparelhar a Mesa: Não deixe que sua mesa se pareça com uma ala de escola de samba. Limite-se a decorá-la com apenas duas cores principais. Respeite o espaço entre as cadeiras. Cada convidado deve ter seu espaço livre para se mover, falar e comer sem encostar a toda hora na pessoa ao lado. Para ter certeza de que não está esquecendo nada, siga esta ordem: Estenda a toalha. Coloque os pratos e os talheres. Em seguida, os pães e os tira-gostos. Disponha as taças e os copos. Complemente com o sal, a pimenta, o azeite e outros condimentos. Agora, é a vez das bebidas. Por fim, o arranjo do centro da mesa.
Pratos: Segundo a tradição, deve haver um só prato por convidado e ele deve distar aproximadamente 2 cm da borda da mesa. Entretanto, se você planejou servir uma sopa, coloque o prato fundo sobre o prato raso.
A Arte De Receber Os Convidados: O dono da casa deve assentar-se no centro da mesa e os convidados ao seu redor.
Como Usar Os Talheres: Queridos convidados, o uso dos talheres é bem simples, basta ir de fora para dentro. Comece com o talher mais afastado do prato e, uma vez que você tenha terminado de comer, pouse os talheres sobre o prato com o cabo voltado para baixo.
Onde Colocar o Guardanapo: Ao final da refeição, não dobre novamente o guardanapo. Deixe-o estendido à esquerda do prato.
A Mesa Das Crianças: As crianças até seus 4 anos devem estar acompanhadas de seus pais, já que não manejam bem os talheres. Acima dessa idade, deixe-os sentar-se em outra mesa, em separado dos adultos, mas no mesmo ambiente. Já os adolescentes devem portar-se como os adultos, ou então pense em uma mesa só para eles. Agora é com você. Divirta-se criando uma mesa de natal que é a sua cara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.