domingo, 6 de setembro de 2015

Bombas De Chocolate

Para a Cobertura:
200g de chocolate ao leite
1 caixinha de creme de leite em caixinha

Para a Massa:
1 copo americano de água
1 colher de (sopa) de manteiga extra sem sal
½ colher de (café) de sal
1 colher de (café) de açúcar
1 xícara de (chá) de farinha de trigo
4 ovos

Para o Recheio:
½ litro de leite
½ xícara de (chá) de açúcar
1 colher de (café) de essência de baunilha
2 colheres de (sopa) de amido de milho
4 gemas
1 barra de chocolate amargo picado
1 colher de (sopa) de margarina sem sal

Para a Cobertura: Aqueça o creme de leite em uma panela ou em micro-ondas. Derrame sobre o chocolate, aguarde 2 minutos para que o chocolate absorva o calor e misture para incorporar. Reserve fora da geladeira.

Para a Massa: Coloque em uma panela a água, a manteiga, o sal e o açúcar. Aqueça até ferver. Neste instante coloque de uma só vez a farinha de trigo. Abaixe a temperatura do fogo para média e com o auxílio de uma colher dura de polietileno ou outra que você tiver misture a massa. Faça isso lembrando de virar a massa várias vezes por completo dentro da panela afim de que tenha contato com o fundo que está mais quente. Mantenha misturando por pelo mesmo 5 minutos para que a farinha de trigo cozinhe por completo e não fique sabor de farinha de trigo crua. Aí transfira esta massa ainda quente da panela direto para uma batedeira. Coloque na batedeira o batedor tipo “pá” e bata em velocidade mínima por 5 minutos afim de que a massa fique de morna para fria. Não há a necessidade de esperar a massa esfriar por completo. Aí acrescente os ovos, um a um. Tem que esperar a massa absorver e voltar a ficar homogênea a cada adição de um ovo, isto também é importante. Depois que todos os ovos estiverem incorporados à massa e esta esteja com aparência de massa homogênea, lisa e com algum brilho transfira para uma manga de confeitar com um bico liso e redondo, do diâmetro que você preferir. Aí sobre uma folha de “tapetinho de silicone” distribua uma quantidade de massa e formato de um risco com 10cm de comprimento. Repita a operação até que complete a superfície do tapetinho de silicone. Lembre-se de deixar entre os risco de massa uma distância de 3cm para que a massa cresça e não grude umas nas outras. Por fim leve ao forno pré-aquecido a 200ºC com antecedência de 15 minutos. Mantenha no forno por aproximadamente 20 minutos, direto sem mexer na temperatura. Retire-os do forno quando estiverem dourados e inflados. O que faz esta massa crescer é a ação dos ovos combinados com a velocidade que foram incorporados, porque não há fermento nesta receita. Deixe-os esfriarem, enquanto isso faça o recheio.

Para o Recheio: Coloque em outra panela todos os ingredientes com exceção da barra de chocolate. Misture com um foue para que tudo fique dissolvido por igual, ligue o fogo e cozinhe em fogo moderado até que se obtenha um creme espesso. Baixe a temperatura do fogo e continue cozinhando por mais 5 minutos, para que não fique nenhum sabor de amido cru. Então retire a panela do fogo, coloque a barra de chocolate, a margarina e misture. O calor residual do creme irá derreter o chocolate e a margarina. Aí coloque este creme em uma vasilha, cubra com filme-plástico lembrando que o filme deve necessariamente, entrar em contato com o creme para que não tenha uma película de vapor. Quando o creme esfriar, e só após esfriar, coloque na geladeira para ficar mais espesso e geladinho, 1 hora basta. Aí transfira este creme para uma manga de confeitar. Fatie cada uma das massas de bomba ao meio, recheie com a quantidade desejada de creme e feche a bomba. Vire-a de cabeça para baixo e mergulhe no ganache reservado. Mantenha na geladeira até o momento de servir ou de vender. Validade de 2 dias por conta da obrigatoriedade de servir com a massa ainda sequinha, após este período a massa absorve umidade e já não é tão legal para a venda.

Júlio Cruz - Chef De Cozinha
chefjuliocruz@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.